20 fevereiro 2014

Indicação de Filmes.




Ultimamente encontrar um filme de horror (ou terror, como a maioria ainda se refere ao gênero) que valha a pena assistir não tem sido tarefa fácil.


Não sei se por falta de inspiração dos produtores ou apenas para seguir a onda dos "água com açúcar" que atraem o público aos cinemas, a verdade é que as últimas safras deixam muito a desejar para quem procura um filme de boa qualidade.
Confesso que sou enjoado quanto a obras do gênero, seja filme ou livro, talvez por estar calejado com tanta coisa ruim, mas como volta e meia alguém pede que eu indique algum filme bom de horror resolvi citar alguns que me agradam e que costumo indicar.
Não que eles sejam "os melhores filmes do gênero", antes que alguém retruque, apenas são filmes que gosto e que indico a quem me pede.
Já publiquei uma matéria sobre filmes, a Filmes de Terror - Histórias Reais, onde a grande maioria é "indicável", mas os que mencionarei a seguir não se baseiam em histórias reais (será??) e por isso houve a necessidade de uma nova matéria.
Chega de conversinha mole e vamos a eles.

30 Dias de Noite.
Cidade de Barrow, no Alasca. Durante os trinta dias do inverno local a cidade fica na mais completa escuridão. Neste período boa parte dos moradores viaja rumo ao sul, mas naquele ano a cidade  recebeu a visita de seres sanguinários: um grupo de vampiros, que pretendem se aproveitar da noite constante para atacar os moradores locais. Para combatê-los um pequeno grupo é reunido, liderado pelo xerife Eben Oleson (Josh Hartnett) e por sua ex-esposa Stella (Melissa George).
Relacionado aos vampiros, é um dos poucos filmes que ultimamente se salva pelo fato de abordar tais criaturas de uma maneira crua, sem apelar para sentimentalismos e retratando-os com a crueldade que merecem.
O filme está disponível no Youtube, mas é provável que não por muito tempo.
Veja abaixo o trailer.



Sarah mora em Xangai, mas quando viaja para o funeral do tio de seu marido, seu filho Sam começa a ter visões de espíritos e logo em seguida adoece. Como os médicos locais não descobrem qual a enfermidade que o acomete ela acaba recorrendo a um misterioso farmacêutico. Na missão de encontrar a cura para o filho Sarah descobre segredos macabros envolvendo a família de seu marido.
Um filme sobre fantasmas baseado em lendas orientais que, pasmem, é inteligível para nós, ocidentais. Possui efeitos especiais bem dosados e um roteiro bem escrito. Faz uma abordagem diferente do tema, mas que agrada por não apelar para sangue e tripas expostas.
Também está disponível no Youtube.
Abaixo, o trailer do filme.




O Iluminado.

Durante o inverno o escritor Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para trabalhar como zelador no hotel Overlook, no Colorado, enquanto este permanece fechado. Jack aproveita esse isolamento para escrever seu livro. Junto com o escritor vão sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a afetar todos eles. O pequeno Danny (Doc, para os íntimos) possui dons paranormais que lhe permitem ver coisas além do convencional, como pessoas mortas por exemplo, fato desconhecido por seus pais. Ele é o "iluminado" que dá nome à obra. Com o desenrolar da trama as entidades presentes no gigantesco hotel vão gradativamente atormentando a família.
A grande questão acerca da obra é: os acontecimentos são apenas fruto da mente de Jack, acometido pela "febre da cabana" ou o local realmente é assombrado?
Embora a maioria das sinopses normalmente atribuam a trama do filme a meros problemas psicológicos de Jack, na minha opinião o hotel realmente possui entidades que o assombram, como pode-se observar em vários momentos e principalmente no final do filme. Além do mais, se tudo não passa de fruto de uma mente perturbada, como Wendy e Danny também conseguem ver as assombrações?
Polêmicas à parte, O Iluminado é um clássico do horror que sempre merece ser citado em indicações de filmes, pelo menos nas minhas.
É possível assisti-lo no Youtube, mas essa é uma versão de 1997, com outros atores, mas que se aprofunda mais na história do livro, pelo menos em relação à famosa versão de Stanley Kubrick, de 1977 (a que abordei no texto).
Se você ainda não conhece o filme, veja o trailer abaixo (primeira versão, de Kubrick).




Invocação do Mal.
O filme acompanha a história da família Perron, assombrada na década de setenta em uma casa de campo em Harrisville, Rhode Island, E.U.A.
"Invocação do Mal" narra o tétrico conto de Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson, Vera Farmiga), investigadores paranormais de renome mundial, que foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença maligna. Forçados a confrontar uma poderosa entidade demoníaca, os Warrens encontram-se presos no caso mais terrível de suas vidas.
Embora as últimas safras de filmes do gênero tenham sido bastante decepcionantes, o filme, lançado em 2013, não foi considerado o melhor filme de terror do ano a toa.
Ainda que sendo um filme recente, é possível assisti-lo no Youtube.
Confira o trailer.


Drácula.

Como deixar de incluir na lista de indicações o clássico lançado em 1992 que fielmente adaptou para o cinema o livro de Bram Stoker?
O filme conta a história do líder romeno Vlad Tepes (Drácula), que, ao defender a igreja cristã na Romênia contra o ataque dos turcos, é vítima de um macabro e vingativo plano inimigo: Elisabetha, sua noiva, recebe uma carta com a falsa notícia de que Tepes morrera em batalha e acaba por se suicidar. Ao retornar da guerra Vlad descobre o que ocorreu. Jurando a partir de então alimentar-se somente de sangue humano ele renuncia e renega Deus e a Igreja, que tanto defendera, sendo condenado à sede eterna.
Séculos se passam, e ele descobre a reencarnação de sua amada, que agora vive em Londres com o nome de Wilhelmina Murray (Mina), iniciando seu plano de reencontrá-la.
Jonathan Harker, noivo de Mina, parte a trabalho para a mansão do agora conhecido como Conde Drácula, sendo corretor de imóveis, para fechar um negócio com ele, sem imaginar quais são as reais intenções do terrível nobre.
A partir de então se desenrola toda a história, com o Conde Drácula buscando obter novamente o amor de Mina, enquanto seu noivo Jonathan, com a ajuda de Van Helsing, lutam para impedir que o vampiro concretize seus planos.
Um filme longo, e por vezes cansativo, mas que conseguiu levar ao cinema toda a magia do clássico livro que é sucesso desde seu lançamento, em 1897.
Assista ao filme no Youtube e veja o trailer abaixo.

Por hora esses são os filmes que posso indicar àqueles que buscam filmes de terror genuínos, sem as ideias mirabolantes e os efeitos especiais que normalmente acabam por desapontar quem aprecia o gênero.
Espero que gostem, são filmes que eu não me canso de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário