06 outubro 2013

Filmes de Terror - Histórias Reais.




Há quem diga não gostar de filmes de terror (digo, horror) por eles se basearem em histórias fictícias que só servem para dar medo e que não possuem conteúdo algum.

Em resposta a esses "formadores de opinião" e "intelectualóides" decidi publicar essa matéria somente com filmes que se basearam em fatos reais.

Não que o texto tenha o intuito de mudar a forma de pensar dessas bestas-humanas, mas serve para mostrar, também aos fãs do gênero, que nem todo filme de terror é meramente fictício (embora a grande maioria seja), e que há muitas histórias aterrorizantes criadas a partir de fatos reais. 

Escolha o seu e tenha bons pesadelos, mas tenha cuidado para que sua vida (ou sua morte) não se transforme em enredo para algum filme do gênero.





The Amityville Horror

TERROR EM AMITYVILLE (The Amityville Horror, 1979). 
Direção: Stuart Rosenberg.
A família Lutz mudou-se para uma casa onde houve um assassinato em massa um ano antes. No pouco tempo em que permaneceram na casa, 28 dias, testemunharam uma série de malígnos eventos paranormais maléficos.

A história verdadeira: O livro de Jay Anson, publicado em setembro de 1977, relata as experiências que a família Lutz teve no local, na avenida Ocean 112, em Amityville, Long Island, Nova Iorque. Os relatos, que se deram por quatro semanas, incluiam vozes sinistras, alterações de temperatura, inversão de crucifixos e paredes que vertiam uma substância verde asquerosa. Em 1995, após realizarem longa investigação, Stephen e Roxanne Kaplan publicaram a obra The Amityville Horror Conspiracy, alegando que toda a história não passa de uma parceria entre a família e o autor para vender livros e criar polêmicas. Entretanto ainda existem relatos macabros sobre o local e sinistras coincidências, como a morte de Peter O’Neill, que morreu nos ataques ao World Trade Center, em 2001, e que morou no local entre 1987 e 1997. Diversas fotos foram tiradas da casa utilizando-se câmeras especiais e uma delas traz um menino com olhar demoníaco (veja foto abaixo), que foi divulgada em 1979. Confira o trailer do filme AQUI.


menino de Amityville
Menino de Amityville


The Exorcist

O EXORCISTA (The Exorcist, 1973). 
Direção: William Friedkin.
O filme conta a clássica história da possessão da menina Reagan MacNeil (Linda Blair), em Georgetown. Para resolver o problema dois padres são chamados para realizar um exorcismo, entre eles um velho inimigo do demônio Pazuzu, Lankester Merrin (Max von Sydow).

A história verdadeira: O roteirista e autor do romance que inspirou o filme, William Peter Blatty, teve a ideia de escrever a história após ler um artigo na Universidade de Georgetown sobre um exorcismo realizado com um menino de 12 anos, Roland Doe, de Mount Rainier, Maryland, em 1949. Detalhes sobre a verdade dos fatos se tornaram públicas há alguns anos, após terem sido escondidos da mídia durante todo esse tempo. Depois de ocorrerem algumas manifestações estranhas na casa, como barulhos inexplicados e pratos que voavam das prateleiras, o garoto tentou entrar em contato com sua falecida tia através de uma Tábua Ouija. Roland começou a apresentar sintomas de possessão, falando bobagens e se auto-flagelando. Os pais decidiram então interná-lo em um hospital psiquiátrico em St. Louis até, enfim, decidirem realizar rituais de exorcismo. Os padres encarregados dos rituais foram William S. Bowdern e Walter Halloran, tendo sido necessárias trinta sessões de exorcismo até que finalmente o demônio deixou o corpo do menino. Confira o trailer do filme AQUI.

Psycho

PSICOSE (Psycho, 1960). 
Direção: Alfred Hitchcock.
Trata-se de uma produção de suspense sobre um psicótico assassino, Norman Bates, que obedece as ordens de sua falecida mãe, cujo corpo é mantido num local secreto em sua morada próximo ao hotel que gerencia. A partir dessa dupla personalidade, ele assassina aqueles que decidem se hospedar no hotel.

A história verdadeira: O filme surgiu de um livro escrito por Robert Bloch (cujos direitos autorais foram comprados anonimamente por Alfred Hitchcock por meros US$ 9 mil), que se inspirou na história de Edward Gein. Julgado em 1957 pela morte de uma jovem (embora acredite-se que ele tenha matado pelo menos duas mulheres), Ed passou o resto da vida em uma instituição mental. Edward foi criado pela mãe, Augusta, uma mulher religiosa e dominadora que desprezava o marido e acreditava que todas as mulheres (com exceção dela) eram prostitutas. Ed cresceu à sua sombra, sem sair da fazenda onde morava, apenas para ir à escola, ele se tornou um rapaz tímido e solitário. Quando sua mãe sofreu um derrame, Ed cuidou dela. Após a morte da mãe, ele começou a roubar corpos no cemitério, desmembrando-os, ele utilizava a pele para fazer máscaras e revestimento de cadeiras, ossos e crânios como enfeites, e partes do corpo como acessórios de roupa e utensílios da casa.
Ed se tornou referência na cultura popular, servindo de inspiração para a criação de Norman Bates, protagonista do filme. Confira o trailer do filme AQUI.

A Nightmare on Elm Street

A HORA DO PESADELO (A Nightmare on Elm Street, 1984). 
Direção: Wes Craven.
A jovem Nancy (Heather Langenkamp) começa a ter pesadelos aterrorizantes, assim como seus amigos, que guardam par si tais experiências até que uma das garotas acaba sendo assassinada de forma brutal, durante o sono. Nancy decide procurar a polícia e fala sobre o bizarro maníaco que permeia seus pesadelos. Porém, seus relatos são ignorados pelos policiais. Sozinha e apavorada Nancy sabe que cedo ou tarde terá que enfrentar o assassino em seu próprio mundo sombrio e irreal, seus pesadelos.

A história verdadeira: Wes Craven se inspirou num artigo que leu no LA Times que informava sobre a morte de diversas pessoas enquanto dormiam. "Foi uma série de relatos sobre homens no Sul da Ásia que eram de famílias imigrantes e que morreram durante um pesadelo, sem que haja conexão entre eles", disse Craven em uma entrevista concedida em 2008. Uma delas era sobre o filho de um físico, um rapaz de 21 anos, considerado um fenômeno em Laos, no Camboja. Todos da família diziam-lhe a mesma coisa: "Você deve dormir.", então ele respondia "Não, você não entende. Sempre tive pesadelos, mas este é diferente." O rapaz se recusava a dormir. Alguns dias se passaram, por volta de seis ou sete, até que finalmente ele acabou cochilando enquanto via televisão. Aliviados, seus familiares o carregaram para cama e foram dormir, certos de que o problema tinha sido resolvido. Porém, no meio da noite, eles foram acordados com gritos e um estranho barulho, oriundos do quarto do rapaz. Ao chegarem lá se depararam com o rapaz morto. Foi realizada uma autópsia, onde constatou-se que ele não tinha sido vítima de um ataque cardíaco, tendo morrido de causa desconhecida. A história intrigou a região por cerca de um ano. Confira o trailer do filme AQUI.

Child´s Play

BRINQUEDO ASSASSINO (Child´s Play, 1988). 
Direção: Tom Holland.
Um serial killer é morto em um tiroteio com a polícia, mas realiza um ritual vodu antes de morrer e transfere sua alma para um boneco. Esse boneco é dado como presente para um menino, que tenta alertar seus pais de que o boneco está vivo, mas sua mãe e um detetive da polícia só acreditam nele após o brinquedo ter feito várias vítimas. Porém, o interesse do maligno boneco se concentra no garoto, pois só no corpo dele poderá continuar vivo, planejando transferir sua alma para o corpo da criança.

A história verdadeira: Originalmente o roteiro foi criado por Don Mancini como uma sátira sobre o marketing e publicidade dos brinquedos para crianças, mas a ideia acabou se desenvolvendo para um filme de horror. O conceito foi inspirado em uma vingança realizada por uma empregada jamaicana, em 1896, na cidade de Key West. Habilidosa em magia negra e vodu e insatisfeita com a família Otto ela entregou ao garoto Robert Eugene um boneco possuído por um espírito maligno. De acordo com os familiares, Eugene foi diversas vezes flagrado conversando com o brinquedo, que costumava aparecer em lugares estranhos e a ter movimentos misteriosos, além de que ouvia-se risadas do boneco e, em certas ocasiões, o vulto do brinquedo perambulando pela casa. Diversas vezes os pais do garoto foram acordados com gritos de desespero do menino, móveis derrubados e a presença macabra de Robert, o boneco, a quem era atribuída a bagunça. Depois que Eugene morreu, em 1974, o boneco ficou trancado no sotão por muitos anos, até ser encontrado pela menina da família, quando fatos inexplicáveis começaram a ocorrer. Mesmo hoje em dia, após quarenta anos, ela ainda afirma que o boneco quer matá-la. Atualmente, Robert possui site e faz parte do Museu Martello em Key West. Ele é destaque em passeios fantasmas, com sua roupa do início do século passado ao estilo marinheiro, segurando um leão (veja foto abaixo). Os funcionários do museu dizem que, ainda hoje, o boneco faz seus velhos, e sinistros, truques. Veja o trailer AQUI.


boneco assassino
Boneco Robert


Texas Chainsaw Massacre

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (Texas Chainsaw Massacre, 1974). 
Direção: Tobe Hooper.
No Texas uma família canibal mata os desavisados com o intuito de utilizar a carne para se alimentar e vender. O destaque está na figura de Leatherface, que, como o nome diz, veste em seu rosto a pele de suas vítimas. Ao se aproximarem da região onde a sinistra família vive Sally (Marilyn Burns), seu irmão Franklin (Paul A. Partain) e seus amigos, têm que lutar para não serem as novas vítimas dos maníacos.

A história verdadeira: O autor da obra original de Psicose, Robert Bloch, baseou-se na história de Ed Gein (foto abaixo). Nascido em 27 de agosto de 1906 em La Crosse (EUA) no estado do Wisconsin, ele teve uma infância muito difícil devido à sua mãe extremamente protetora e religiosa e ao seu pai, um bêbado que era apenas suportado por sua mãe. Ed também sofria muito bullying no colégio, principalmente pelo fato de ser uma criança considerada muito afeminada. Seu pai morreu em 1940, sua mãe em 1945, seu irmão morreu durante um incêndio, quando desapareceu. Ed conduziu os policiais diretamente ao corpo, mais tarde tendo sido descoberta que a causa da sua morte: asfixia. Assim ele ficou morando sozinho e seu interesse pela morte e ocultismo aumentava mais a cada dia. Com a morte de Bernica Worden, em novembro de 1957, Ed foi considerado o principal suspeito e quando a policia chegou à sua propriedade descobriram o cadáver da mulher, tinha sido decapitada, seu corpo suspenso e aberta como se fosse uma caça, com grandes partes do seu corpo removidos. Na propriedade também foram encontrados muitas outras partes de corpos, como crânios, pele, peitoscorações, pele de rostos, lábios e cabeçasCom essas partes removidas Ed fazia diversos utensílios, além de desenterrar cadáveres que pareciam com sua mãe para tentar simular a presença dela.
Surgiu s suspeita de ele ter tido relações sexuais com esses cadáveres, fato negado pelo maníaco, que também vestia-se de mulher tentando simular a presença de sua mãe. Isso é mostrado, também, na obra-prima de Alfred Hitchcock "Psicose" onde o personagem (também inspirado em Ed) comete alguns assassinatos enquanto simulava a presença de sua mãe (que na verdade era ele com roupa de mulher) e mantinha um cadáver em casa, na tentativa de sempre recriar a presença da mãe. Confira o trailer AQUI.

Ed Gein
Ed Gein


The Haunting in Connecticut

EVOCANDO ESPÍRITOS (The Haunting in Connecticut, 2009). 
Direção: Peter Cornwell.
Assim que um dos filhos do casal Campbell, Matt, é diagnosticado com câncer toda a família tem que mudar para uma casa mais próxima da clinica onde o garoto será tratado. Porém, conforme o tempo vai passando o comportamento do rapaz muda radicalmente e todos passam a presenciar várias atividades paranormais na casa.

A história verdadeira: O filme foi inspirado em episódios estranhos ocorridos com a família Parker, que se mudou para Connecticut em 1986 para se aproximar dos especialistas no tratamento de seu filho, Paul, de 14 anos, diagnosticado com câncer. Mais tarde, no local onde o garoto dormia foram encontrados equipamentos de embalsamento, revelando assim que outrora a cada fora uma funerária. A família relatou a ocorrência de fenômenos estranhos como vozes inexplicáveis, aparições e o surgimento de sangue no chão até que um espírito se apossou do corpo de Paul, fazendo-o atacar a família. Foi quando solicitaram a realização de um exorcismo para expulsar as entidades da casa e do corpo do garoto. Após as sessões, com o fim dos fenômenos, o rapaz se curou da doença. Assista ao trailer do filme AQUI.

The Haunting in Connecticut 2

EVOCANDO ESPÍRITOS 2 (The Haunting in Connecticut 2: Ghosts of Georgia, 2012).
Direção: Tom Elkins.
Ao encontrar uma nova casa para viver, no campo, afastada da cidade e bastante tranquila, um casal não contava que a filha caçula começaria a ter misteriosas visões de estranhas entidades. Porém o horror aumenta quando toda a família também começa a testemunhar apavorantes fenômenos ao redor da nova casa.

A história verdadeira: Os mistérios envolvendo a família Wyrick deram origem ao livro THE VEIL: HEIDI WYRICK’S STORY, escrito por Joyce Cathey, que testemunhou os acontecimentos na casa, em 1988. Na época, a menina, de apenas quatro anos, conversava com um amigo imaginário, o Sr. Gordy, que mais tarde descobriu-se como sendo um espírito. Meses depois, a menina viu na frente da sua casa um homem com o corpo coberto de sangue e bandages que se apresentou como Khan. Após várias investigações, a mãe não encontrou evidências da existência desse tal Khan, mas a menina começou a ser assombrada por uma figura sombria, um homem cujo rosto estava sempre escondido pela escuridão. Heidi começou a aparecer com marcas pelo rosto e foi acompanhada por outras aparições durante muito tempo. Joyce afirma que mesmo depois de vinte anos do ocorrido Heidi ainda vê coisas estranhas, mas sem a mesma intensidade. Confira o trailer AQUI.

Jaws

TUBARÃO (Jaws, 1975). 
Direção: Steven Spielberg.
Um gigantesco tubarão branco aterroriza a comunidade da fictícia Ilha Amity, alimentando-se de nadadores, surfistas e pescadores por vários dias durante o verão.

A história verdadeira: O romance de Peter Benchley foi inspirado numa série de ataques de tubarão que aconteceu em New Jersey, em 1916. Durante doze dias, em julho, cinco pessoas foram atacadas, sendo que quatro morreram. O assassino é um grande tubarão branco, morto no dia 14 de julho daquele ano. De acordo com informações a época, em seu estômago foram encontrados restos de suas vítimas. Hoje em dia, muito se discute sobre o tubarão assassino da época não ser um tubarão branco (Carcharodon carcharias), mas sim um tubarão touro (Carcharodon taurus). A verdade é que após a sua morte não houve mais ataques na região. Outras fontes na internet apontam que a obra de Peter Benchley foi inspirada nos relatos do pescador Frank Mundus, que teria, em 1964, capturado um gigantesco tubarão. Há quem diga que as duas histórias serviram como inspiração para o filme. Assista ao trailer AQUI.

The Shining

O ILUMINADO (The Shining, 1980). 
Direção: Stanley Kubrick.
Durante o inverno o escritor Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para trabalhar como zelador em um hotel no Colorado, enquanto este permanece fechado. Jack aproveita para escrever seu livro. Junto com o escritor vão sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a causar problemas mentais sérios em Jack e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho tem uma "iluminação" e passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

A história verdadeira: O filme foi baseado num romance de StephenKing, publicado em 1977. A inspiração para a criação da obra se deu quando King se hospedou no Hotel Stanley, Estes Park, Colorado, no ano de 1974. Durante várias décadas, o Hotel Stanley foi uma acomodação elegante, recebendo desde políticos (como Theodore Roosevelt) a músicos (como John Philip Sousa) até que, a certa altura fenômenos misteriosos começaram a ocorrer: luzes que acendiam e apagavam sozinhas, malas eram desfeitas misteriosamente e sons de crianças brincando, quando os corredores estavam vazios. Diz a lenda que King era o único hóspede (até 1982 não havia aquecimento no Stanley, fazendo dele um negócio sazonal durante as primeiras sete décadas), hospedado no Quarto 217. O escritor teve um pesadelo onde seu filho, na época com três anos, era perseguido pelos corredores, fazendo com que ele acordasseapavorado. Durante o tempo que levou para fumar um cigarro e acalmar os nervos, admirando as Rochosas pela janela no meio da noite, encontrou a inspiração para escrever "O Iluminado", publicado em 1977.
Desde então, o Quarto 217 se tornou uma lenda. É o mais requisitado do hotel e celebridades como Johnny Depp e o Imperador do Japão já ficaram lá. Funcionários do hotel afirmam que há muita atividade paranormal no local, e o mais ativo é o espírito apelidado de Lucy. Veja o trailer do filme AQUI.

The Hills Have Eyes

QUADRILHA DE SÁDICOS (The Hills Have Eyes, 1977). 
Direção: Wes Craven.
Uma família que viaja em um trailer tem de cruzar um deserto e, aconselhada pelo dono de um posto no meio do nada, toma um atalho por uma região montanhosa. O que ela não espera é que violentos canibais, que vivem nas cavernas da região, os ataque.

A história verdadeira: O filme, escrito por Wes Craven, foi inspirado na lenda de Alexander Sawney Bean, um escocês que durante o século XV ou XVI matou cerca de mil pessoas. Segundo os relatos, Bean viveu em cavernas por vinte e cinco anos na região de Bennane Head, entre Girvan e Ballantrae, com uma mulher com quem teve oito filhos, seis filhas, dezoito netos e catorze netas, vivendo numa relação incestuosa e doentia até ser capturado e morto. Sua história inspirou inúmeros contos e filmes pelo mundo inteiro, incluindo Quadrilha de Sádicos, O Metrô da Morte (Raw Meat, 1973), Aprisionados pelo Medo (Lurking Fear, 1994) e Viagem Maldita (The Hills Have Eyes, 2006)  embora muitos pesquisadores não acreditem que ele tenha existido. Confira o trailer do filme AQUI.

Audrey Rose

AS DUAS VIDAS DE AUDREY ROSE (Audrey Rose, 1977). 
Direção: Robert Wise.
A jovem filha de um casal exibe estranhos comportamentos, forçando-os a considerar a possibilidade de que a alma de outra jovem, Audrey Rose, tenha tomado posse do seu corpo.

A história verdadeira: O romance de Frank De Felitta foi inspirado numa história pessoal: o seu filho de seis anos, Raymond, que nunca teve aula de piano, conseguia tocar perfeitamente o instrumento. De Felitta consultou um ocultista de Los Angeles, que considerou o talento de Raymond como um processo de reencarnação, dizendo que o menino tinha vivido várias vezes. O incidente fez com que o autor passasse a acreditar em reencarnação. Assista ao trailer do filme AQUI.

The Entity


O ENIGMA DO MAL (The Entity, 1982). 
Direção: Sidney J. Furie.
O filme traz o pesadelo de Carla Moran (Barbara Hershey), um mãe solteira de três filhos, que é aterrorizada por uma entidade sobrenatural que a agride e estupra diversas vezes até que ela recebe a ajuda de pesquisadores paranormais, que capturam a entidade.

A história verdadeira: Em 1974, os pesquisadores de fenômenos paranormais Kerry Gaynor e Barry Taff investigaram o caso de uma mulher, Doris Bither, que vivia em Culver City, Califórnia, e alegava que estava sofrendo abusos psicológicos e sexuais de uma entidade. Gaynor e Taff testemunharam objetos se movendo na casa, tiraram fotos de luzes misteriosas e viram uma figura humanóide no local, mas nunca conseguiram provas sobre os estupros que ela disse ter sofrido ou capturaram-no. De acordo com Gaynor, os ataques cessaram quando Doris se mudou da casa. Veja o trailer do filme AQUI.

An American Haunting

MALDIÇÃO (An American Haunting, 2005). 
Direção: Courtney Solomon.
Entre os anos de 1818 e 1820 a família Bell foi assombrada por uma presença maligna. As manifestações se iniciam com a aparição de estranhos barulhos na fazenda, até que a filha passa a ser agredida e, enfim, estuprada pela entidade sobrenatural. A família suspeita ter sido vítima de um feitiço feito por uma moradora local, que toda a comunidade crê ser uma bruxa.

A história verdadeira: O filme é baseado na lenda da bruxa Bell, um conto originário no Tennessee no século XIX. De acordo com o conto, John Bell foi envenenado por um fantasma, o que gerou a frase do início do filme: O estado do Tennessee considera este o único caso da história americana em que um espírito causou a morte de um ser humano. Não há registros que comprovam a história, que serviu de inspiração também para o filme A Bruxa de Blair. Confira o trailer do filme AQUI.

The Serpent and the Rainbow

A MALDIÇÃO DOS MORTOS-VIVOS (The Serpent and the Rainbow, 1988). 
Direção: Wes Craven.
Dennis Alan (Bill Pullmann, um antropólogo e botânico americano, vai ao Haiti à procura de uma substância usada pelos praticantes do vudu para transformar seus inimigos em zumbis, a serviço de um laboratório americano que fabrica anestésicos. Com a ajuda de Marielle, uma psiquiatra haitiana, ele chega à droga, mas também descobre o uso político que a ditadura de Baby Doc faz do veneno, para eliminar seus opositores. Marielle e Dennis passam a ser acossados pelos "tontons macoute" (a polícia assassina do regime) e em especial por Dargent Peytraud, seu sinistro comandante.

A história verdadeira: O filme é uma exagerada adaptação de um livro publicado em 1985 pelo cientista canadense Wade Davis e que conta suas experiências com zumbificação no Haiti. Ele conta que a droga possui toxinas que podem levar a vítima a um estado de quase-morte, sendo ressuscitada e controlada por um mestre. Na obra, há relatos sobre um homem, Clairvius Narcisse, que teria servido como um zumbi por dois anos durante a década de 60. Até hoje se discute a veracidade dos relatos do escritor. Veja o trailer do filme AQUI.

Gothic

GOTHIC (1986). 
Direção: Ken Russell.
Em 1816, o poeta Percy Shelley (Julian Sands) visita seu amigo Lord Byron (Gabriel Byrne), também poeta, que vive auto-exilado na Suíça. Shelley leva consigo sua mulher Mary Godwin (Natasha Richardson) e a cunhada Claire (Myriam Cyr). Byron incita os visitantes cultos a experimentarem a imaginação, estimulados por histórias de horror, a prática do amor livre e cultos que desafiam as amarras religiosas e os maiores temores de cada um.

A história verdadeira: Num chuvoso verão de 1816, Percy Shelley e Mary Godwin visitaram Lord Byron em sua residência. Aproveitando o temporal, eles resolveram discutir sobre a animação de corpos e histórias de terror alemãs. Byron sugeriu que cada um escrevesse um conto de horror sobrenatural, nascendo a obra Frankenstein, enquanto Byron desenvolveu algo que mais tarde seria adaptado por Polidori até gerar O Vampiro. Veja o trailer AQUI.

The Exorcismo of Emily Rose

O EXORCISMO DE EMILY ROSE (The Exorcism of Emily Rose, 2005). 
Direção: Scott Derrickson.
Uma advogada amarga e cheia de ressentimentos (Laura Linney) envolve-se na defesa judicial do Padre Moore (Tom Wilkinson), que liderou um exorcismo que resultou na morte da garota possuída: Emily Rose (Jennifer Carpenter), uma universitária de 19 anos que começa a ter estranhas manifestações não explicadas pelos médicos.

A história verdadeira: O filme foi inspirado em Anneliese Michel, uma garota alemã de 16 anos que, em 1968, apresentou sintomas de possessão demoníaca. Por anos ela sofreu paralisia, se auto-flagelou e teve visões demoníacas, até 1975, quando dois padres resolveram realizar exorcismos durante dez meses acreditando que ela possuía diversos demônios. Nesse tempo Anneliese mal comia e acabou morrendo de fome em julho de 1976. Seus pais e os padres foram considerados culpados pela morte da garota, mas somente os eclesiásticos foram presos. Assista ao trailer AQUI.

The Mothman Prophecies

A ÚLTIMA PROFECIA (The Mothman Prophecies, 2002). 
Direção: Mark Pellington.
O filme conta a história de John Klein (Richard Gere), um jornalista que perde sua esposa Mary (Debra Messing) em um acidente. Momentos antes, ela teria tido estranhas visões que a fizeram perder o controle do carro e sofrer um acidente. Viúvo, Klein tenta levar uma vida normal, mas em uma viagem a trabalho e chega em Point Pleasant. Lá ele conhece a policial Connie Parker (Laura Linney) e o perturbado Gordon Smallwood (Will Patton), que também tem estranhas visões, como sua falecida esposa. Uma série de fatos sobrenaturais anuncia que catástrofes sem precedentes vão acontecer e que muitas pessoas podem morrer.

A história verdadeira: Relatos sobre a visão de uma criatura alada (apontada por alguns como uma mariposa) conhecida como Mothman (imagem abaixo) ocorreram em Point Pleasant, West Virginia, por treze meses entre 1966 e 1967. Então, em 15 de dezembro de 1967, a ponte Silver, que conecta Point Pleasant a Ohio, caiu sobre o rio Ohio matando quarenta e seis pessoas. Coincidência? Confira o trailer AQUI.


Mothman
Mothman


Wolf Creeks

WOLF CREEK – VIAGEM AO INFERNO (Wolf Creek, 2005). 
Direção: Greg Mclean.
O filme conta a experiência de três jovens mochileiros que viajam para a Austrália esperando curtir muito sol, mas terminam vivenciando o maior terror de suas vidas. Depois de um dia de passeios pelo Parque Nacional de Wolf Creek, Liz (Cassandra Magrath), Kristy (Kestie Morassi) e Ben (Nathan Phillips) tem problemas com seu carro. Perdidos no meio do nada recebem a ajuda de um morador local, que os captura e passa a torturá-los das piores maneiras.

A história verdadeira: O roteiro foi escrito como ficção por Greg McLean, que diz ter se inspirado na história real de dois assassinos australianos que atacavam viajantes: Bradley John Murdoch, que assassinou um turista inglês e tentou sequestrar outro em julho de 2001 e Ivan Milat, que pegava caronistas e levava-os para as matas, onde eram torturados e mortos, na década de 90. Ambos foram presos e sentenciados à prisão perpétua. Assista ao trailer AQUI.

Ils

ELES (Ils, 2006). 
Direção: David Moreau e Xavier Palud.
Clémentine (Olivia Bonamy), professora de francês e Lucas (Michaël Cohen), escritor, são franceses que vivem em Bucareste, na Romênia. O casal mora em um local tranquilo, uma enorme e velha casa afastada do centro da cidade. Certa noite Clémentine ouve um barulho no andar de baixo da casa e, assustada, ela acorda o marido. É quando descobrem a presença de "Eles", que os atacam furiosamente e querem apenas brincar e apavorar, para horror do casal.

A história verdadeira: Segundo os realizadores, o filme é baseado no assassinato de um casal austríacos por três adolescentes na República Tcheca, mas não há evidências concretas para provar esse fato, que também serviu de inspiração para o filme Os Estranhos. Veja o trailer do  AQUI.


2 comentários:

  1. Adorei saber de tudo isso. Não assisto terror porque sou o medo em pessoa. Até suspense me deixa sem dormir a noite, apesar de admitir que King ainda é um dos meus autores favoritos... (mas só leio de dia). rsrsr

    ResponderExcluir
  2. oi amigo...amei sua matéria...na verdade tem muito mais verdade na história do Freddy......mas vamos deixar assim,,,

    ResponderExcluir