17 abril 2014

Filmes de terror para o feriadão.



Feriadão prolongado de quatro dias e você não tem ideia de que filmes assistir?

E o medo de perder tempo assistindo um filme que, no final, dá vontade de jogar a tv pela janela?

Para ajudar os leitores e economizarem dinheiro e não destruírem seus televisores eu fiz essa lista com alguns filmes que valem a pena serem assistidos.

Espero que gostem das indicações.



A Profecia (The Omen) (1976)

Esse foi um dos filmes que me fizeram tomar gosto pelo gênero horror. O assisti pela primeira vez quando eu devia ter meus onze ou doze anos e certamente é um dos que indico a todos os que apreciam filmes de horror clássicos e não a grande maioria desses besteiróis que lançam ultimamente, onde os efeitos especiais acabam se sobrepondo ao enredo da obra.

Esse filme foi inspirado no livro do escritor norte-americano David Seltzer e deu origem a duas sequências, lançadas em 1978 e 1981 respectivamente, e que abordarei a seguir.
Um remake desse filme foi lançado intencionalmente no dia 6 de junho de 2006 (666), mas, pelo menos na minha opinião, remakes normalmente não chegam aos pés das versões originais (com exceção do áudio e do vídeo que obviamente possuem melhor qualidade) e esse caso não foge a essa regra.
Houve um quarto filme da série, feito especialmente para a tv americana e lançado em 1991, A Profecia IV: O Despertar, mas esse eu não me lembro de ter assistido.
O primeiro filme foca a infância de Damien Thorn. Quando o filho de Robert Thorn, embaixador norte-americano no Reino Unido, nasce morto, ele decide poupar a esposa do sofrimento e coloca o bebê, Damien, no lugar dele. Mas, para o azar do embaixador, esse bebê nada mais é do que o filho de Lúcifer, nascido de um chacal na sexta hora do sexto dia do sexto mês, e destinado a ser o Anticristo. Um padre que conhece a identidade secreta e maligna de Damien alerta Robert quanto a esse fato, mas ele só começa a acreditar quando pessoas ligadas ao bebê morrem de maneiras bizarras, como a primeira babá do garoto, o próprio padre que o alertara e até mesmo a sua esposa.
Conforme a indicação do agora falecido padre, Robert segue rumo a Israel para pegar a única coisa que pode destruir o filho do mal: sete adagas sagradas. Atormentado pela ideia de tirar a vida do próprio filho ele só decide executar o plano após presenciar a terrível morte do fotógrafo Keith Jennings, que o ajudava até então, e de constatar que o garoto traz o número 666 (o número da besta) marcado em seu couro cabeludo. Mas mata-lo não será assim tão simples: Mrs. Baylock, a nova babá de Damien, é uma apóstola de satã.
Assista ao trailer de A Profecia ou, melhor ainda, assista ao filme na íntegra enquanto ainda está disponível no Youtube.

Damien: A Profecia II (Damien: Omen II) (1978)
Como é de se supor, a sequência segue a história de Damien, e se inicia após sete anos terem se passado desde os últimos acontecimentos do primeiro filme. Porém, um prólogo ocorre cronologicamente poucos dias após o final do primeiro: Bugenhagen, que havia, em Israel, dado as sete adagas sagradas a Robert, decide avisar o irmão do embaixador sobre a verdadeira identidade do garoto. Richard Thorn se tornara o responsável por Damien desde a morte de seu “pai”. Porém, Bugenhagen sucumbe ante as forças do mal e não conclui sua missão.
Sete anos depois, Damien tem agora quase treze anos e vive com seu tio Richard, seu primo Mark e Ann, a segunda esposa do tio. Ao longo do filme pessoas que sabem, ou que descobrem no decorrer dele, a verdadeira identidade de Damien tentam alertar Richard quanto à ela, porém as forças do mal impedem, das maneiras mais sangrentas possíveis, que isso aconteça. Daniel Neff, sargento da escola militar em que Damien estuda, revela ao garoto sua real natureza, e este logo aceita seu destino. Quando Richard enfim acredita nos avisos sobre a identidade do adolescente, alertado dessa vez por Charles Warren, ele percebe que destruir o filho de Satã será bem mais difícil do que podia imaginar. Adoradores de Lúcifer estão por todas as partes, até mesmo em sua casa.
O trailer de Demien – A Profecia II pode ser assistido via Youtube.

A Profecia III: O Conflito Final (The Final Conflict) (1981)
O último filme da série, lançado em 1981, traz Damien já adulto, com trinta e dois anos, consciente da sua identidade maligna e dono da maior multinacional do mundo: as empresas Thorn. A reencarnação de Jesus Cristo está prestes a acontecer e o filho de Satã, pressentindo esse fato, utiliza de sua influência política para se instalar na ilha da Grã-Bretanha, que ele interpreta ser o local onde isso acontecerá, de acordo com o evangelho. Damien ordena que seus seguidores matem todos os bebês que nascerem na data prevista para o retorno do filho de Deus. Tanto os bebês nascidos na data fatídica quanto os padres que conhecem sua verdadeira identidade vão sendo mortos, um a um. Será que Damien obterá êxito em seu plano e se tornará o governante da Terra?

Stigmata (1999)
Esse filme já passou várias vezes na tv aberta, mas ainda assim eu o recomendo, afinal de contas, bons trabalhos merecem ser assistidos sempre.

A história do filme se inicia em Belo Quinto, uma fictícia cidade no sudeste do Brasil, que recebe a visita do padre Andrew Kiernan, enviado pelo Vaticano para investigar o misterioso caso de uma estátua que chora sangue. O fenômeno, que se iniciara no dia em que Paulo Almeida, padre daquela igreja, morreu causa grande comoção entre o povo local. Frankie Paige, uma cabeleireira de Nova Iorque, recebe de seu pai um rosário como presente. Entretanto esse rosário estava junto ao corpo do falecido padre, em seu caixão, foi roubado e vendido como souvenir. Depois de algum tempo Frankie passa a ser vítima de "estigmas", chagas idênticas às de Cristo, e o caso chega ao conhecimento da Igreja que designa o padre Andrew para investiga-lo. Inicialmente ele descarta que as feridas apresentadas pela moça sejam "estigmas", pois todos os "estigmatizados" são pessoas bastante religiosas e ela não se enquadra nesse perfil, pois sequer acredita em Deus. Mas o padre acaba presenciando fatos que o fazem mudar de ideia: a garota chega, em certos momentos, a ser possuída pelo espírito do finado padre Almeida e até escreve mensagens bíblicas na parede de seu quarto. Andrew percebe que se não ajuda-la, ela morrerá. A relação que se estabelece entre Frankie e Andrew faz com que a própria fé do padre seja posta em xeque, mas ele não se deixa vencer pelo desejo que sente pela garota. Ao reportar o caso dos “estigmas” ao cardeal Daniel Houseman ele percebe que as intenções do seu superior não são as de ajudar a cabeleireira, mas sim de esconder as mensagens que ela divulga através do espírito do padre Almeida, mensagens essas que põem em risco a credibilidade da própria Igreja.

Assista ao trailer de Stigmata no Youtube.



A Fronteira (Frontière(s)) (2007)

Quando pensei em incluir esse filme na lista de indicações tinha minhas dúvidas se ele era ou não classificado como pertencente ao gênero horror. Constatei que é, mas ainda que não fosse eu o incluiria mesmo assim porque é um daqueles filmes que tenho no hall dos que mais me impressionaram.

O filme não traz elementos normalmente presentes em filmes do gênero. Ele não tem nada de paranormal, criaturas medonhas ou coisas do tipo, mas causa um estado de perturbação impressionante. Por isso o indico sem medo de errar, mas advirto às pessoas mais sensíveis que ele pode ser bastante perturbador.

Uma jovem gestante precisa esconder sua gravidez da família e seus amigos decidem ajuda-la. Por terem realizado alguns roubos para angariar fundos para que a garota faça um aborto eles passam a ser perseguidos pela polícia. Só lhes resta seguirem para a Holanda, e lá porem o plano em prática. Mas antes de chegarem àquele país eles se deparam com um albergue próximo à fronteira com Luxemburgo e acreditam que ali encontrarão abrigo e auxílio antes de seguirem a jornada. Para a infelicidade dos jovens os donos do local são nada menos que neonazistas canibais.

O trailer de A Fronteira pode ser assistido através do Youtube.


Mama (2013)

Esse é um filme recente, lançado ano passado, e do qual gostei bastante, embora essa opinião não seja unânime.

Me agradou tanto pela originalidade da história quanto pelo final inesperado, fato que já lhe rendeu muitos pontos comigo.

Se você ainda não assistiu, eu recomendo.

Atormentado por uma crise financeira, o pai de Victoria e Lilly mata a esposa e acaba fugindo com elas. Mas durante o trajeto eles se acidentam e vão abrigar-se em uma sinistra cabana perdida no meio da floresta. A tragédia parece que será ainda maior uma vez que ele tem em mente matar, também, as duas meninas. Mas elas são salvas por uma bizarra criatura, que dá fim no pai antes de ele mata-las. Durante cinco anos as duas permanecem vivendo naquela cabana, sendo cuidadas pela criatura que as salvou, a quem chamam de Mama. Porém chega o dia em que elas são encontradas por uma das inúmeras expedições enviadas pelo tio, Lucas, que nunca deixou de procurar pelas meninas. De volta à civilização, elas vão morar com ele e a esposa, Annabel (mesmo nome da boneca maldita), que as adotam. Devido ao tempo de isolamento as meninas necessitam de acompanhamento psicológico e o profissional que se encarrega de tratar delas percebe que há algo sinistro, assim como Annabel, que convive com elas a maior parte do tempo. Parece que não foram somente Lilly e Victoria que foram retiradas da misteriosa cabana.

Você pode assistir ao filme Mama no Youtube.





Nenhum comentário:

Postar um comentário