Muitos mistérios permanecem obscuros por séculos, sem que seja possível explicar sua origem, originando lendas que infestam o imaginário popular.
O misterioso caso da Colônia de Roanoke é um deles.
A Colônia de Roanoke, na ilha com o mesmo nome, se localizava no hoje
Condado de Dare, atual Carolina do Norte, E.U.A.
Era o início da colonização inglesa na América do Norte, e Roanoke foi um dos primeiros empreendimentos que tinham como objetivo estabelecer assentamentos ingleses na região.
Sua construção se iniciou no final do século XVI, sendo financiada e organizada por Sir Walter Raleigh.
Vários grupos de colonos ingleses foram levados para essa colônia, entre 1585 e 1587. Ali eles viveriam e representariam a força da coroa inglesa no continente recém-descoberto.
Porém, com o passar do tempo, esses grupos foram misteriosamente desaparecendo, o que deu origem a um mistério que perdura até os dias de hoje, conhecido “The Lost Colony”, ou “A Colônia Perdida”.
O último grupo a viver em Roanoke desapareceu após ficar três anos sem receber os suprimentos que lhe garantia a sobrevivência. Suprimentos esses que viriam da Inglaterra, mas não chegavam à colônia.
John White, governador de Roanoke, percebendo as dificuldades pelas quais os habitantes passavam, decidiu retornar à Inglaterra para buscar esses suprimentos. Porém, White demorou mais que o previsto para voltar à colônia. A Inglaterra estava em guerra com a Espanha e toda a esquadra inglesa estava voltada para a guerra. Quando finalmente White pode retornar, em 1590, encontrou a colônia totalmente deserta. Não havia sinais de luta ou sangue, as pessoas simplesmente tinham sumido.
![]() |
John White e a inscrição "Croatoan" |
Várias hipóteses são
cogitadas sobre o desaparecimento dessas pessoas, e a principal delas (e para
mim a mais óbvia) é a de que elas tenham deixado a colônia e foram viver com os
povos indígenas locais. O grupo consistia em cento e dezessete pessoas e, sem
os suprimentos ingleses, a sobrevivência se tornou difícil. Tão difícil que,
conforme recentes descobertas, os habitantes foram obrigados a recorrer até
mesmo ao canibalismo em nome da sobrevivência.
A ideia de que eles tenham ido viver com os povos locais se reforça ainda mais pelo fato de, ainda hoje, haverem nativos que utilizam sobrenomes semelhantes aos dos colonos.
Existe também a possibilidade de que tenham sido exterminados pelos espanhóis (que também tinham interesse no novo continente e estavam em guerra com os ingleses) ou pelos índios Powhatan, que habitavam a região e não simpatizavam muito com a presença de intrusos em suas terras, mas nada foi provado até hoje.
O misterioso desaparecimento desses colonos originou a lenda de Croatan, uma das mais conhecidas no folclore norte-americano, que se popularizou ao ser abordada na série Sobrenatural.
Por que Croatan?
Porque, ao retornar à Colônia de Roanoke, John White encontrou essa palavra gravada em uma árvore: Croatan. Segundo as lendas, quem na época retornava à colônia abandonada ouvia gritos, sussurros e pedidos de socorro, mesmo sem ter ninguém no local.
Baseando-se nesses fatos surgiram algumas novas explicações para o sumiço dos colonos.
Uma delas diz que Croatoan seria um trecho do Apocalipse que se refere ao arrebatamento de pessoas, aquelas que, atingindo elevado grau de “pureza”, são levadas (arrebatadas) ao Paraíso, sem a necessidade de morrer. Como conheço muito pouco da Bíblia não posso dizer se esse trecho realmente existe ou não.
Outra teoria diz que a palavra se refere a um demônio indígena, evocado pelos nativos para expulsar os invasores de suas terras. Na região habitavam os índios Powhatan, conforme já mencionei, e não há nenhuma espécie de divindade na cultura desse povo que faça alusão à palavra Croatoan, conforme pesquisas realizadas.
![]() |
Croatoan? |
Hoje chega a se especular
que o caso do desaparecimento dos colonos esteja ligado à Ufologia, tendo sido
abduzidos.
Porém, para dar o caso por encerrado e estragar a festa de quem a ele atribui algo de sobrenatural, há certos fatos que normalmente são omitidos, e põem fim ao mistério:
John White, quando partiu para a Inglaterra em busca dos suprimentos que nunca chegavam, deixou instruções para que os colonos escrevessem uma palavra informando para onde teriam ido, caso fossem obrigados a deixar o local.
Croatoan nada mais é que uma ilha, na verdade Croatoã, distante oitenta quilômetros da Colônia de Roanoke, onde vivia uma tribo amiga, que provavelmente lhes concedeu abrigo.
Também não se menciona o fato de que, cinquenta anos depois, possíveis descendentes dos colonos desaparecidos começaram a aparecer na região. Embora vivessem na Ilha de Croatoã, junto com os indígenas, possuíam traços europeus e se comunicavam em um estranho dialeto, mistura da língua nativa com a inglesa.
Atualmente, na Carolina do Sul, o local da antiga Colônia de Roanoke é um dos mais importantes pontos turísticos da região. Pessoas movidas pela curiosidade ou pesquisadores visitam a região atrás dos “mistérios” que cercam o desaparecimento dos antigos colonos ingleses.
Está explicado, portanto, o motivo de criarem tanto mistério acerca do ocorrido.
Os roteiristas de Sobrenatural devem ganhar alguma comissão encima do turismo local.
O arrebatamento apocalíptico só poderia acontecer via apocalipse. A bíblia fala em arrebatamento no ultimo dia, quando Deus levara consigo os santos (as pessoas de bem), e deixará aqui na terra os ímpios e maus, para que fiquem junto com Satanás, por mil anos, antes da guerra final.
ResponderExcluirA bíblia fala em outros arrebatamentos, mas em nada tem a ver com o apocalipse, portanto, NÃO PODE ser croatoan um arrebatamento.
Em níveis espirituais, como os arrebatamentos explicariam os gritos e pedidos de socorro?
Gostei mto da explicação final, mas apesar de tudo, não se pode ter certeza de nada.
Por mais que tenha explicações óbvias, existem coisas que não podem ser explicadas. Na minha região aconteceu isso:
http://www.ijui.com/noticias/58998-caicara-socos-e-pedras-na-casa-podem-ser-fenomenos-paranormais.html
E esse fenômeno teve inúmeras testemunhas, inclusive policiais e jornalistas.
O mundo todo é um amontoado de fatos sem explicação...
Obrigado pelas explicações acerca do arrebatamento.
ExcluirRealmente muitas coisas não possuem explicações lógicas, mas diante do que pesquisei acredito que esse não seja um caso sobrenatural.
Acessarei o link que indicou para saber sobre o ocorrido.